Planejamento de restaurante: o que seu cliente precisa

Planejamento de restaurante: o que seu cliente precisa  

Entenda porque o planejamento do seu restaurante é importante para maximizar lucros e ter bom aceitamento dos clientes.

Planejar seu restaurante é fundamental para obter bons resultados. podemos comparar com um planejamento de viagem, pegamos um mapa, olhamos a rota e decidimos quais caminhos vamos percorrer para chegar ao local desejado.

Desde o cardápio, locação dos móveis passando pelo atendimento, montar um ambiente gastronômico tem seus desafios. O sucesso exige atenção e cuidado aos fatores que influenciam a experiência do cliente.

Todo restaurante tem algo em comum: do mais simples ao mais sofisticado, ele deve procurar ter um público alvo, um ambiente, um tipo de comida, entre outros serviços.

Assim sendo, o objetivo do restaurante é claro: preparar e servir alimentos e bebidas, dentro do conceito que se propõe executar. 

 

Conceito do seu restaurante

Um restaurante que se propõe atingir determinado público-alvo deve oferecer produtos e serviços que venham suprir os desejos de determinado grupo. Esses desejos podem gerar uma demanda espontânea, aquela que existe pela própria situação do grupo escolhido.

Sendo assim uma situação variada seria uma alimentação rápida e perto do local de trabalho. São infindáveis os motivos pelos quais levam as pessoas aos restaurantes, e está errado quem acha que é só pela alimentação. 

Ter um planejamento estruturado para organizar o estabelecimento é muito importante para ter um restaurante eficiente, mesmo com grande fluxo de pessoas. De modo geral, o planejamento irá impactar:

  • Segurança e Conformidade

Através do planejamento do restaurante também é possível desenvolver um trabalho de segurança mais inteligente, seguindo a regulamentação local. Isso inclui garantir saídas de emergência adequadas, acesso para PCD (pessoa com deficiência) e normas de higiene e segurança alimentar.

  • A experiência do cliente

A disposição dos móveis e equipamentos no espaço irá afetar o conforto, de forma que um profissional na área de design de interiores entrego o ambiente com a necessidade do público-alvo,  gerando harmonia e uma boa atmosfera do restaurante. Através do planejamento, é possível criar um ambiente mais convidativo e agradável, que chame a atenção de novos clientes.

  • A eficiência das operações

Um planejamento organizado de maneira inteligente pode facilitar o fluxo de trabalho dos funcionários, reduzir o tempo de espera e melhorar a circulação entre a cozinha e a área de mesas. Tornando a operação mais eficiente e tranquila.

Tipos de restaurante

Dentre os diversos produtos desenvolvidos para restaurantes, para que possam ser supridas as necessidades dos diversos tipos de clientes e dentro dos diferentes contextos que existem, identificam-se os seguintes tipos de estabelecimentos que se destinam à produção e venda de alimentos. Cada um com diferentes conceitos e composições. 

 

Você precisa entender qual é o seu tipo de restaurante. Existem restaurantes tradicionais, internacionais, gastronômicos e de especialidades. Cada um com sua peculiaridade em específico.

 

O que seu cliente precisa em um restaurante

 

As pessoas podem buscar um restaurante pelos seguintes motivos:

  • STATUS – Ver e ser visto; um restaurante que pessoas importantes, famosas ou públicas, costumam frequentar.

 

  • AMBIENTE – Apresenta alguma peculiaridade, um estilo de decoração, uma obra interessante, um estilo inovador, entre outros elementos.

 

  • CLIMA – Pode ser dado por diversos aspectos, como estilo dos funcionários, a composição entre ambiente e música, os frequentadores,

 

  • CARDÁPIO – Apresenta preparações interessantes, tradicionais de uma cultura, é inovador em algum aspecto, ou tem até mesmo um cardápio clássico. O que importa é que os produtos oferecidos atendem aos anseios daquele que procurou o restaurante.

 

  • CURIOSIDADE – Despertada por meio de alguma inovação, por matérias em jornais, revistas, ou pela opinião de amigos, parentes ou conhecidos.

 

  • PREÇO A relação preço versus qualidade do restaurante; ou dentro de sua proposta, ou em comparação a outros concorrentes, o restaurante apresenta uma vantagem competitiva, oferecendo um melhor produto e/ou serviço.

 

  • CHEF DE COZINHA – Um nome famoso ou um chef que esteja apresentando um bom trabalho.

 

  • ESTILO DE SERVIÇO – Alguns restaurantes se destacam pelo serviço diferenciado, com jovens atendendo de maneira inusitada ou barmen executando flair (malabarismos com as garrafas). O tipo de serviço pode variar ainda em função do tempo disponível e até mesmo da formalidade exigida ou esperada para a ocasião.

 

Métodos gerenciais

Alguns métodos podem ser geridos pela equipe do restaurante, outros fogem da possibilidade de gerência e são aspectos sobre os quais não se tem controle. 

Dessa forma, deve-se trabalhar no sentido de identificar essas motivações e, em um conjunto, aquelas que sejam passíveis de gerenciamento. 

Por serem uma combinação de variáveis muito diversas e extremamente subjetivas, não são fáceis de gerenciar.

Porém, existe um comportamento de compra comum a todo consumidor, de maneira geral, independentemente do tipo de produto comprado ou qual tipo de pessoa seja, conforme ilustrado abaixo.

Métodos gerenciais
métodos gerenciais do restaurante

 

Identificação da necessidade 

Neste processo, a primeira etapa caracteriza-se pela identificação da necessidade, que será o fator motivacional pelo qual o consumidor perceberá seu anseio por um produto ou serviço. Assim, a pessoa identifica a necessidade: “fome”.

Busca de informações

Assim sendo, após a identificação da necessidade, inicia-se automaticamente o segundo processo, que é a busca de informações, sejam internas ou externas. Nesse momento, o consumidor buscará informações em suas experiências passadas, opiniões de amigos, familiares ou conhecidos. Também buscará por preço, distância, cardápio, serviço, etc.

 Avaliação das alternativas 

Associando suas motivações às informações da etapa anterior, o consumidor identifica algumas opções que melhor condizem com suas necessidades. Em se tratando de uma opção individual, sem a presença ou necessidade de discussão com outras pessoas, o consumidor identifica, entre aquelas avaliadas, algumas que no momento ou nas atuais circunstâncias ele irá desprezar.

Compra

 É o momento em que a expectativa se transforma em experiência. Quanto maior a expectativa em torno de determinado elemento, maior a responsabilidade da gerência para realizá-la, transformando-a em experiência positiva. 

Avaliação da compra  

É a percepção do processo como um todo. É o término de um processo e o início de um novo ciclo. Esse é o momento em que se dá a percepção da relação custo/benefício. É dado pela análise entre a expectativa, e todos os fatores ligados a ela, e a experiência.

A importância de uma boa decoração do seu restaurante

Contudo, o sucesso do seu restaurante está relacionado às escolhas que forem feitas na parte de projeto: como cores, texturas, objetos, marcas, fragrância, entre outros fatores relevantes.

 

Muitos detalhes que fazem parte da decoração de um estabelecimento vão depender da proposta comercial e gastronômica do local.

 

Porém, há alguns tópicos centrais que afetam não só a funcionalidade do espaço, como também a experiência do cliente e sua percepção sobre a qualidade das refeições e valores estabelecidos no ambiente.

Definição de um estilo

Antes de dar início ao projeto de design de interiores, é primordial definir alguns critérios básicos sobre o restaurante. Essa etapa é importante não só para a construção do design, mas também para o planejamento do seu negócio em sua totalidade.

No setor comercial, há uma ampla variedade de atuação. Esse é o momento em que você irá definir como vai ser o funcionamento dos seus serviços, incluindo a determinação do público-alvo do restaurante.. Essas informações são essenciais para começar a criar o conceito geral do seu negócio.

A partir disso, é possível criar um projeto de interiores com identidade e harmonia, transmitindo o conceito da sua marca em todos os detalhes que fazem parte do ambiente, desde o piso,passando pelas pinturas e telas à escolha do material mobiliário.

Iluminação

É a capacidade de o olho humano perceber detalhes no exercício da atividade pretendida. a iluminação mais quente e indireta composta por temperaturas entre 2700k e 4000k, costuma ser o combo perfeito para criar um clima mais intimista e aconchegante.

 

Porém, é importante observar o comportamento de seus clientes e, de maneira geral, a proposta que seu estabelecimento tem. É necessário também iluminação geral, de forma que sirva para áreas de serviços do restaurante.

Escolha do mobiliário

Essenciais para garantir a funcionalidade do estabelecimento, o conforto dos clientes e compor o visual do espaço, o mobiliário é um dos elementos mais importantes para o design de ambientes gastronômicos.

Portanto é importante contratar profissionais capacitados que entregam um bom serviço de móveis planejados.

Além de manter o conceito visual da decoração, os móveis utilizados precisam ser produzidos com materiais resistentes para manter a qualidade com o uso constante dos funcionários e do público.

Vamos inventar juntos ?

Tá precisando de uma ajuda com a comunicação da sua empresa? De uma agência de publicidade? Um material gráfico ou um projeto web? Ah, Redes Sociais? Sim, Facebook também… nós fazemos!

Siga-nos